O Ser Humano nasceu para aprender

Tuesday, May 23, 2006

Sonhos

Você tem sonhos?

Eu sempre fui uma pessoa ambiciosa. Eu sempre sonhei com grandes objetivos, grandes conquistas. A minha meta era sempre alcançar os céus. Pisar onde nenhum homem jamais pensou em pisar. Alcançar a excelência da consciência, ser calmo e centrado, vencer obstáculos.

O tempo foi passando e alguma coisa aconteceu. Todos os sonhos desapareceram. Quando eu me vi capaz de realizá-los eles sumiram como que por encanto. Todos os meus projetos começaram a afundar, todos os meus objetivos eu não conseguia concluir. Eu sempre começava com entusiasmo e no fim tudo virava pó. Se você vier em casa, você encontrará livros com o marca página no meio, galpões inacabados, esboços incompletos, teorias não terminadas. Olhei pra dentro de mim e me perguntei por que eu não os tinha terminado. Foi aí que eu descobri que por trás de toda a minha intenção não havia um objetivo maior, um sonho.

Você tem sonhos?

Comecei a ler artigos sobre comportamento, sobre atitude, freqüentei palestras sobre auto-motivação, li livros de auto-ajuda, estudei lingüagem corporal tudo o que era preciso para me ajudar. No fim eu aprendi muita coisa útil. Mas eu cometi um erro. Eu virei um intelectual apenas. Todos os ensinamentos estão aqui, na minha cabeça, mas eu não tenho atitude o suficiente para realizá-los. Eu sei o que tem que ser feito, eu sei COMO deve ser feito. Eu sei onde estou, eu conheço o caminho mas eu não sei o destino. Faltam-me os sonhos. Eu devo te-los enterrado em algum lugar da minha caminhada. Não me lembro onde.

Aos poucos eu vou deixando de viver. A lógica é um pouco simples. Se eu não tenho um lugar para onde eu quero ir por que eu vou continuar caminhando? As crianças provam aquilo que existe dentro de seus corações, não é mesmo? Eu provei ter garra, atitude e determinação quando criança. Alguma coisa aconteceu. Alguma coisa me anulou. Ó, Deus! Eu preciso descobrir. Um homem sem sonhos perde a razão de viver.

Tentei escrever os meus objetivos. O fiz. Depois me pergunte por que eu queria aquilo. Não houve resposta. Os dias se passaram e o meu ser interior se calou. Voltei a uma guerra dentro de mim mesmo onde um queria andar e outro queria sentar. Quantas vezes eu desenvolvi GRANDES projetos, projetos de sucesso e quando eu estava trabalhando neles eu parava e estagnava. Olhava pra frente, pra trás e pros lados e não conseguia pensar em mais nada. Acabava comigo sentado sozinho em casa novamente e chorando por não ter concluído mais um projeto.

Meus sonhos? Talvez eu os encontre dentro de uma gaveta da antiga casa. O problema não é encontrá-los. Alguns eu já encontrei. Eu só não encontrei o papel anexo que dizia o motivo por tê-los engavetado. Alguma coisa aconteceu. Eu não consigo me lembrar o quê. Parece que eu perdi um pedaço do meu passado. Aos poucos eu estou me esquecendo quem eu sou, de onde vim. Eu só sei que eu preciso viver. O ar que eu respiro é muito gostoso para ser desperdiçado. O problema é que é isso o que eu vou ser. Apenas um ser que respira, nada mais.

Você tem sonhos?
Escreva-os em um papel. Depois disso você procura saber onde você está. Quando você descobrir onde está escreva logo a frente aonde quer chegar. Depois você decide como quer ir. Pode ser a pé, de carro, de avião ou de todos os meios. O caminho, quando justo, não importa muito. Quando você decide o que quer ser, aonde quer chegar, toda a existência colabora com você. Tudo o que você vê serve como degrau. Tudo o que acontece é para ajudar quando você toma uma decisão. Uma analogia a isso é o garfo. Se uma pessoa decide que comer, o garfo é um instrumento para realizar o seu objetivo. Mas se essa pessoa decide matar alguém, o garfo também pode ser uns instrumento de morte. Depende da sua decisão.

Lembre-se que a pessoa que deixa de sonhar, deixa de viver. Ela vegeta. Ela fica toda a sua existência empurrada pela vida. Ela passa a ser a reação da vida e não a ação dela. Tudo o que o ser humano faz é por algum motivo. Todos têm um motivo. Seja ela ruim, bom, infantil, próspero, gentil, egoísta, etc., enfim, existe uma razão para tudo. O maior dos motivos é o sonho.

Você tem sonhos?

2 Comments:

At 7:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Maninho!!! Perguntei sobre o carro ou a bicicleta sem ter lido o post!!! Que coisa, hein?!

Quer saber de uma coisa?! Esqueça o passado e os sonhos não concluídos. Escreva sua história a partir de agora, a partir de hoje!

 
At 6:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi...
humm nuss... eu nunca parei pra pensar se eu tinha sonho...
><
ehh ki phoda heim...
entaoo...
vc vai completar os seus sonhos? ou vai deixar para trás e o q importa eh o agora? oÕ?
hum...
q questao heim...
nhaiii...
eh isso ae..
to inu
esse foi um post mto bom... ^^
hehe
beijos!!!

 

Post a Comment

<< Home