O Ser Humano nasceu para aprender

Monday, January 31, 2005

Nosso cérebro é uma esponja.

A idéia do título do texto veio graças a um filme que eu assiti anteontem. rs (ir ao cinema não é pecado, né?) rs
O Filme se chama "Entrando numa fria". Pra quem assistiu sabe que tem um bebêzinho chamado Jack, que seu avô o mima de uma forma meio peculiar. rs Ensina o neto como se fosse um adulto. E em uma das partes o avô diz: "O cérebro dele é uma esponja". E o filme, o futuro genro do avô da criança solta a palavra "idiota" na frente do bebê que nunca havia pronunciado uma palavra. E esta aprende simplesmente por ouví-la. rs Foi muito engraçado. Foi assim que eu uni o útil com o agradável.
Pois bem. Há muito tempo que eu venho observando as pessoas e estudando o seu comportamento. Eu simplesmente acho isso divertido e construtivo. rs. Não tenho em mente difamar ninguém ou usar isso para detectar erros nas pessoas e assim incriminá-las. rs. Tenho uma boa intenção. rs O Fato é que, o nosso cérebro ainda é uma esponja. Eu pude perceber isso facilmente.
Eu estava na minha aula de kumon estudando matemática quando tive esse insight. O simples fato de eu estar exposto a certa coisa, eu a aprendo. Um exemplo bem simples disso é a presença de nossos amigos. Eu duvido que, você que está lendo, nunca teve o comportamento mudado simplesmente por uma pessoa aparecer na sua vida. O simples fato dessa pessoa estar presente na sua vida, muda um pouco a tua personalidade. Quantas vezes eu já me peguei com as mesmas manias do meus amigos? Eu já vi isso. Eu automaticamente absorvi os seus comportamentos sem desejá-los. A forma de rir, a forma de falar, as gírias. Eu não tentei imitá-los. Eu simplesmente absorvi a sua forma de pensar. Olhando por esse ponto de vista, o aprendizado foi um sucesso.
As pessoas dizem que apenas os bebês aprendem por "osmose", porque é muito mais fácil observar o seu desempenho. Pessoas já adultas e formadas têm o desenvolvimento mais difícil de ser notado. Porque isso acontece bem dentro de suas mentes, acredito eu. Elas já aprenderam a andar, a falar, a somar e multiplicar. Qualquer desenvolvimento além disso não será notado à primeira instância.
Eu achei incrível desenvolver isso na minha mente. Não raro eu encontro pessoas mais velhas se julgarem incapazes de aprender. Eu sempre fico bravo e exorto a fé no aprendizado.
"Você é aquilo que acredita ser."
O fato é que, o nosso cérebro ainda é uma esponja. Tudo o que você vê, ouve, sente é automaticamente absorvido pela seu cérebro. É automático. Pode ser que demore um pouco mais do que os bebês, porque eles não têm absolutamente nada formado na sua cabeça. Aquilo que você disser, é aquilo que ele será. Diferente dos adultos que já têm uma breve formação nas suas mentes.
Isso é uma afirmação lógica. Hà dois mil anos, nosso Senhor Jesus Cristo disse tais palavras: "Diga-me com quem andas, que direi quem tu és." Se eu sempre andar ao lado do bem, eu absorverei o bem. Se eu sempre andar ao lado do mal, este também será absorvido. Nosso cérebro absorve aquilo que está à nossa volta. Cabe a nós decidirmos onde andaremos.

Digo e repito, nosso cérebro É uma esponja, porque O Ser Humano nasceu para aprender.

2 Comments:

At 7:05 AM, Blogger CHS said...

Um mês depois...

 
At 7:48 AM, Blogger CHS said...

Isso mesmo, maninho!
Acho que me enquadro nas palavras aqui escritas, não é mesmo?
Quer dizer, sou uma péssima influência a você!
Mil perdões! Não foi minha intenção.

Concordo com o que escreveu e estava conversando com uma pessoa sobre isso. E, realmente, é verdade, até mesmo no modo de vestir, falar, comprar, etc.

Depois conversamos...=)

 

Post a Comment

<< Home